segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jesus Cristo é Superior!

O livro de Hebreus (1)

Jesus Cristo é Superior!

Embarcamos agora em uma das viagens mais fascinantes no estudo da Bíblia. A carta aos cristãos hebreus é um dos livros mais ricos do Novo Testamento. O autor deste livro apresenta e defende uma série de temas importantes, focalizando a superioridade de Jesus Cristo.

Durante o nosso estudo de Hebreus, veremos a posição exaltada de Jesus destacada de várias maneiras. Considere na próxima página a lista de algumas das afirmações deste livro sobre a grandeza de Cristo.

Hebreus nos convida a adorar o Senhor Jesus. Sua primazia e divindade são motivos para todas as criaturas lhe darem louvor. Deus manda que os anjos adorem a Jesus, e apresenta seu Filho de um modo que todos devem admirá-lo. Jesus Cristo é Deus, como o salmista disse “acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” (1:8; compare Salmo 45:6).

Esta carta enfatiza a posição de Jesus como nosso Sumo Sacerdote. Nesta capacidade, ele entrou a nosso favor na presença do Pai, onde permanece até hoje. Por meio dele, podemos nos aproximar do trono da graça com a confiança e esperança, sabendo que ele vive para nos ajudar na caminhada para a eternidade.

O livro destaca, também, a eficácia do único sacrifício perfeito pelos pecados – o próprio Jesus Cristo. O autor mostra que os sacrifícios anteriores não resolveram o problema do pecado, “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (10:4). O único sacrifício capaz de remover pecados é o próprio Cristo, que se ofereceu “uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos” (9:28).

Jesus, como Rei eterno, Sumo Sacerdote para sempre e sacrifício perfeito, se tornou Mediador de uma nova e superior aliança. Veremos nestes estudos que, apesar das doutrinas contraditórias de algumas pessoas hoje, Jesus cumpriu o Velho Testamento e introduziu o Novo Testamento, uma aliança superior que oferece a salvação aos homens perdidos. Aquela lei, com seu sacerdócio inferior e seus sacrifícios ineficazes, “nunca aperfeiçoou coisa alguma” (7:19). Mas Jesus Cristo é o “Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (8:6).

Hebreus é um livro prático sacrifício perfeito, se tornou Mediador de uma nova e superior aliança. Veremos nestes estudos que, apesar das doutrinas contraditórias de algumas pessoas hoje, Jesus cumpriu o Velho Testamento e introduziu o Novo Testamento, uma aliança superior que oferece a salvação aos homens perdidos. Aquela lei, com seu sacerdócio inferior e seus sacrifícios ineficazes, “nunca aperfeiçoou coisa alguma” (7:19). Mas Jesus Cristo é o “Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (8:6).

Hebreus é um livro prático

A lém de seu grande valor em termos de doutrinas importantes sobre Jesus e seu trabalho na redenção do homem, o livro de Hebreus contém muito ensinamento prático e de fácil aplicação nas nossas vidas. Observe alguns dos ensinamentos que são encontrados no decorrer deste livro:

● Como evitar desvios da fé

Uma das características desta epístola são os desvios sobre o perigo de desviar. Várias vezes, o autor muda de assunto, deixando seus temas principais, para avisar os leitores do perigo da apostasia. Ele adverte sobre o risco de negligenciar a palavra que Jesus e os apóstolos revelaram (2:1-4). Em outro trecho, fala do perigo de se tornar incrédulo e não alcançar o descanso eterno (3:7-4:11). Em outras passagens, ele repreende os cristãos que não cresciam como deviam e fala da conseqüência de voltar ao pecado (5:11 - 6:12; 10:23-31). Os grandes exemplos da fé no capítulo 11 servem para nos ajudar nas provações (12:1-3). Deus disciplina seus filhos amados para ajudá-los a alcançar a paz e a santificação (12:4-17).

● Como cristãos devem se comportar

Muitas das cartas do Novo Testamento incluem, depois de seus ensinamentos doutrinários, trechos de orientações práticas para os discípulos de Cristo. O último capítulo de Hebreus apresenta, de maneira resumida, vários conselhos importantes. Este capítulo fala sobre relações entre irmãos, frisando o amor fraternal e a hospitalidade (13:1-3). Fala sobre a pureza do casamento em contraste com as relações ilícitas condenadas pelo Senhor (13:4). Incentiva os servos de Deus a confiarem nele, evitando a avareza e a confiança em coisas materiais (13:5-6). Para evitar doutrinas falsas e não abandonar Cristo, ele oferece a ajuda de guias – exemplos dos fiéis que já morreram (13:7) e a orientação de servos vivos (13:17). Mas os guias ajudam somente quando eles nos mostram constantemente a superioridade de Cristo, que se sacrificou por nós. Os sacrifícios do nosso louvor e serviço são aceitos por causa do sacrifício dele (13:8-16). É por Jesus, o grande Pastor, que podemos ser aperfeiçoados para agradar a Deus (13:20-21).

Alguns fatos sobre o livro de Hebreus

Os próximos artigos desta série darão ênfase ao conteúdo da carta aos Hebreus. Nesta introdução, observaremos alguns fatos gerais sobre o livro.

● O autor não se identifica

Há várias especulações sobre a autoria do livro de Hebreus, mas não temos informações suficientes para identificar o autor. O autor não se identificou por nome no livro. Vários livros da Bíblia não incluem os nomes dos seus autores, mas foram reconhecidos e circulados entre os servos de Deus desde a antigüidade. O que importa para nós não é o nome da pessoa que escreveu, mas a mensagem do livro que vem do Senhor para nos instruir.

● Data aproximada do livro

Considerando as evidências internas, é provável que Hebreus tenha sido escrito nos anos 60 d.C. Ele trata de uma questão que perturbava várias igrejas já nas primeiras décadas depois da morte de Jesus – a relação entre o evangelho de Cristo e a lei do Velho Testamento. Já havia passado tempo suficiente para alguns dos primeiros discípulos terem morrido (13:7). Os próprios destinatários da carta já tinham algum tempo de conversão (10:32-35; 5:12). Algumas referências indicam que o templo em Jerusalém ainda existia quando o autor mandou esta carta – ele fala dos sacrifícios que ainda estavam sendo oferecidos (10:1-3) e diz que o primeiro sistema estava “prestes a desaparecer” (8:13). O templo foi destruído pelos romanos em 70 d.C. As saudações no final do livro citam o nome de Timóteo, dizendo que ele foi posto em liberdade (13:23). Timóteo trabalhou com Paulo e com outros cristãos a partir da segunda viagem de Paulo (Atos 16:1-3).

Independente do nome do autor e da data de sua composição, o livro de Hebreus permanece como uma mensagem rica e prática, valiosa para todas as pessoas que querem agradar a Deus.

–por Dennis Allan

Fonte: www.estudosdabliblia.net.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Grande Filósofo: ARISTÓTELES.

Aristóteles
Biografia deste importante filósofo grego, filosofia grega, história do pensamento


Aristóteles: um dos maiores filósofos de todos os tempos

Introdução

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

Biografia e linha de pensamento filosófico

Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Pensamento de Aristóteles sobre a educação:
"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).

Frases de Aristóteles

· "O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."

· "A principal qualidade do estilo é a clareza."

· "O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."

· "O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."

· "Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."

· "O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."

SAÚDE PÚBLICA EM RONDÔNIA

Grandes são os desafios, que o Governador eleito Confúcio Moura (PMDB), de Rondonia, deverá enfrentar em todas as áreas da administração estadual. Entretanto, destaca-se a da saúde. Pelo que percebemos, desde a campanha eleitoral, o governador eleito tem demonstrado muita preocupação nesta área.
Penso que esta área, deve ser prioritária,entretanto sem detrimento às outras, como educação segurança pública e infra-estrutura.
Acreditamos que tão logo tome posse, o governador não haverá de decepcionar em seu modo de governar, governado para todos os seguimentos.
Abaixo leia o que o Governador disse em seu blogger:




CONFÚCIO MOURA(PMDB), governador eleito de Rondônia

É pensamento comum, por sempre a culpa na saúde, em quem está mais por perto. O primeiro a ser criticado é o prefeito. Este apanha que nem um coitado. Depois sobra para o governador, que por sua parte, também padece pelos infortúnios. Pouca gente culpa o governo federal. Este é o rei do Roma, fica longe, ninguém vê a cara, está redimido. Os prefeitos brasileiros tem investido muito mais do que é recomendado numa verdadeira sangria dos seus recursos próprios.

A grande omissão é realmente dos governos estaduais e federais.

O que nos cabe agora, é fechar questão em nós mesmos, procurar com o mesmo dinheiro encaminhar as nossas dores e padecimentos a um lugar razoável. Fazer o exercício do possível e do impossível para acomodar a situação. A criatividade do SUS é doméstica. Porque na própria Constituição foi deixado um gatilho inteligente - SUS é um sistema hierarquizado, igualitário, equânime e descentralizado. Veja bem uma coisa desta.

No Sudeste as cidades são próximas e cada uma delas tem faculdade de medicina, hospital de câncer, santa casa, hospital geral, hospital municipal e por aí vai. E a dinheirama do SUS vai toda pra lá. Por aqui, índios, quilombolas, caboclos ribeirinhos nem existem na estatística de Brasília. E ainda tem por cima dengue, malária, hanseníase e tuberculose.

Sobra-nos um grande pacto para minimizar as nossas desgraceiras. Um pacto envolvendo poder judiciário, prefeitos, governador, ministério público, ministério público do trabalho, tribunal de contas - porque ao fragor da lei em sua análise dura - nada pode. Em circunstância nenhuma - nada pode. Enquanto não pode o caos impera. Vamos ajustar a lei a nossa realidade, puxando para outro lado a interpretação dela, no seu sentido tão desigual, equanimicidade, dar mais a quem tem menos. O que é o nosso caso.

Interpor uma barreira as ações judiciais crescentes para o atendimento de cidadãos. O governo e prefeitos colocarão a disposição da justiça grupo técnico para anteceder a sentença, oferecendo alternativas de tratamentos para centenas de ações. Colocando o razoávelmente possível na letra da lei. Implantar vários consórcios de saúde no Estado, que por si só reduzem o impacto sobre a capital. Descentralizar de verdade os hospitais regionais. Dando a eles resolutividade.

Mediar modelos alternativos de gestões eficientes dos hospitais - trazendo as organizações sociais para Cacoal e São Francisco, hospitais novos que podem começar os serviços corretamente. Buscar parceiros na assistência médica em Guajará-Mirim com o hospital da igreja católica, até que se construa um outro novo. Irmãs Marcelinas da mesma forma, faculdades que ministram cursos na área de saúde.

Parcerias público e privadas com as universidades e faculdades do Estado. Parcerias com centros de especializações fora do Estado. Contratação de serviços médicos especializados com o SUS MAIS PLUS. Ouvi esta expressão em Governador Valadares. Com o SUS sozinho não dá.

Modelos alternativos de contratação de pessoal, dentro da lei de mercado, como fez o ACRE com sua legislação conhecida como Serviço Social em Saúde. E tem levado nossos médicos pra lá, com pagamentos diferenciados de acordo com a oferta e a procura. Freiar o impeto maledicente do TFD farto e abundante que sangra o Estado.

E por aí vai, com OSCIPS devocionadas ao setor saúde e que também serão parceiras. Não dá para colocar tudo aqui. Por hoje é só.
Postado por Blog do Confúcio Aires Moura às 07:14 0

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Feliz 2011 a todos

Este blogger está em construção, assim ainda não mostrou-se para que veio, mas pretendo para o ano de 2011, construí-lo de fato e semanalmente postar informações, curiosidades e principalmente notícias de minha cidade;Pimenta Bueno-Ro.
Desejo a todos um feliz Natal e um Próspero ano de 2011!!
Até breve.
Prof. Eber Ferreira Alves.